• Cátia Castro

O que esperar das consultas de psicologia? Como são?




Muitas das pessoas que tenho recebido no meu consultório, nunca tiveram consultas de psicologia, não fazendo ideia do processo, desta forma espero elucidar com algumas informações.


Primeiras consultas


São os primeiros contactos presencial ou online inicial, onde analisamos o(s) motivo(s) de consulta, explorando a sua história de vida e actualidade nos vários contextos: familiar, social, profissional/escolar. Compreender as expectativas e os objectivos que pretende e da forma como podemos trabalhá-los em psicoterapia.

São esclarecidos os aspectos de ética e deontologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que regulam o exercício da profissão, abordando o consentimento informado da intervenção psicológica.


Consultas seguintes


Analisamos e traçamos objectivos. Para trabalhar esses objectivos necessita-se de tempo, esse tempo é visto consoante as suas necessidades. A psicoterapia poderá ter lugar a uma vez por semana, ou duas vezes por semana, com a duração de seis meses, reavaliando-se em conjunto consigo nesta altura para terminar ou para dar continuidade ao processo psicoterapêutico.


O que é a Psicoterapia?


A Ordem dos Psicólogos Portugueses define como:

"A psicoterapia individual ou grupal é um tratamento psicológico, eticamente informado, baseado em princípios científicos enquadrados teoricamente, no contexto da relação com profissionais com o propósito de reduzir o sofrimento psicológico, promovendo o desenvolvimento pessoal e a possibilidade de fazer escolhas livres e conscientes. O processo psicoterapêutico desenvolve-se no contexto de uma relação de confiança na qual, através da expressão verbal e não-verbal, os psicoterapeutas e os pacientes/clientes cooperem no sentido de mudança." (cit OPP, 2019)


Referências:

Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formação em psicoterapia (2019).