
Cátia Castro
Psicóloga Clínica

Quem está deste lado da escuta

Sou Cátia Castro, psicóloga clínica.
A psicologia, para mim, é uma paixão inexaurível pelas potencialidades humanas. Um lugar onde se cruzam ciência e humanidade, rigor e intuição, técnica e empatia.
Na psicoterapia considero a relação psicoterapêutica como fundamental. A escuta empática que acolhe e não apressa, o espaço onde se pode nomear o que dói, compreender o que confunde e, por fim, desenhar novos mapas internos. Respostas prontas e receitas universais afiguram-se difícieis de existir, há então um percurso de compreensão articulada que se faz a dois, na interpretação e descoberta, rumo a uma maior coerência consigo mesmo e com os outros.
Tenho-me dedicado à área das adições comportamentais sem substância, nomeadamente o uso problemático de videojogos (gaming), através da investigação no Doutoramento em Psicologia Clínica em curso, no ISPA e APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, procurando entender onde termina o lazer e começa o uso problemático e, como a ciência pode ajudar a encontrar um meio-termo saudável.
Colaboro com o World Health Organization - WHOCC for Mental Health. Integro o Communication Committee do International Society of Addiction Medicine - ISAM, onde entre vários trabalhos sou responsável pela comunicação científica.
Colaboro activamente no grupo internacional Women in Addiction Group, focado no estudo das mulheres em contextos de adição.
Sou formadora no Instituto CRIAP e na Ordem dos Psicólogos Portugueses, espaços onde a partilha de saberes se faz com rigor e proximidade.
Tenho tido também o privilégio de participar em conferências nacionais e internacionais como oradora, onde o diálogo com colegas e outros profissionais se cruza com a investigação e com o compromisso de transformar o conhecimento em prática.
Para lá da psicologia, que é ofício, escuta e espelho, encontro refúgio nas rotinas que me enraízam. Ser mãe de um menino curioso e alegre, que me impele a reaprender e repensar o mundo. E, sempre que posso, gosto de estar na natureza, junto dos cavalos lusitanos, através da arte secular que é a equitação portuguesa. Ali, entre o gesto afinado e a escuta feita de sentir, vou tentando aprender a comunicar e a respeitar a singularidade do outro.
É essa mesma procura de sabedoria, feita de presença, sensibilidade, vínculo e respeito, que atravessa o meu trabalho clínico.
Gosto de aprender, por irrecusável curiosidade. Procuro actualizar-me, em psicologia e psicoterapia, mas também em tudo o que alarga o pensamento. Perco-me em livrarias, acumulo volumes de filosofia, literatura, poesia, ficção. Gosto das palavras que têm pontes para a imaginação, das ideias que desafiam, das histórias que nos tiram do lugar comum.
O meu percurso profissional levou-me também pela psicologia legal e forense, na assessoria técnica aos tribunais, na avaliação psicológica. Actualmente, em consultório privado, dedico-me à psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos, procurando ajudar à procura do que ainda pode ser reescrito.
A minha jornada na psicologia é guiada pela ética, dedicação, investigação, procura e aplicação do conhecimento, para contribuir para a saúde, bem-estar e qualidade de vida de quem me procura.

Formação
Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia
Membro da PsiRelacional - Associação de Psicanálise Relacional
Membro da IARPP - The International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy
Membro da APA - American Psychology Association
Membro da ISSBA - International Society for the Study of Behavioral Addictions
Membro da Academics for the Advancement of Psychodynamic Psychology
Membro ISAM - International Society of Addiction Medicine
Membro WAIG Women in Addiction
Doutoranda do Curso de Doutoramento em Psicologia Clínica no ISPA IU - temática de investigação centrada no uso dos videojogos (benefícios e riscos) e a sua dinâmica relacional/interpessoal online e offline bem como redes sociais associadas ao gaming, na construção de perfis psicológicos de jogadores de videojogos.
Unidade de Investigação APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion: https://appsyci.ispa.pt/catia-castro/
Communication Committee Secretary, ISAM - International Society of Addiction Medicine
Licenciatura pré-bolonha (2000-2005) em Psicologia Clínica - ISPA IU (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Instituto Universitário).
Estudos Pós-Graduados da parte curricular do Mestrado em Psicologia Legal no ISPA-IU (2006-2009), pré-bolonha, com parceria com a Universidade de Rennes 2 - França e da Universidade Nova de Lisboa.
Pós-graduação em Avaliação Psicológica Forense, ISPA IU
Pós-graduação em Avaliação Psicológica, ISPA IU
Especialização pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica Relacional em curso, PsiRelacional.
Formadora certificada.