Sobre mim,

IMG-2234_edited.jpg

Sou Cátia Castro, psicóloga clínica. A psicologia para mim é algo de passado, presente e futuro, uma paixão nas potencialidades humanas, naquilo que se pode criar e desenvolver.

Na psicologia considero a relação fundamental, através da escuta empática, do apoio, onde algo de novo se expande e desenvolve. Dando nome àquilo que se sente, atribuindo sentido e significado, através de uma compreensão articulada a dois, o meu objectivo é ajudar a pessoa repensar-se, reelaborando-se, no que de mais próximo é, do que pode ser, procurando gerir dificuldades internas, com vista ao seu bem estar e qualidade das suas relações.

Gosto de aprender e por isso procuro uma actualização constante de conhecimentos de psicologia e psicanálise relacional, através da formação contínua em cursos de formação, congressos e palestras, bem como a supervisão e, através de leituras.

Confesso que adoro livros, não resisto ir a uma livraria e que os vou aumentando em número nas minhas estantes, não só de psicologia e ciências, como de filosofia, literatura, poesia, ficção, entre outras áreas.

Desenvolvi o meu percurso profissional na área da psicologia clínica, especializei-me na área da psicologia legal/forense, tendo feito assessoria técnica aos tribunais, nas áreas cível, penal e tutelar educativo.

Em Consultório Privado tenho vindo a fazer as consultas de psicologia, avaliação psicológica e psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos.

A Psicoterapia Psicanalítica Relacional é a pedra basilar teórica da minha prática clínica.

Actualmente, no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica, estou a fazer investigação na área da ciberpsicologia, mais precisamente na temática do uso dos videojogos - riscos e benefícos.

Formação

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Membro efectivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia

Membro da PsiRelacional - Associação de Psicanálise Relacional

Membro da IARPP - The International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy

Membro da APA - American Psychology Association

Redactora da Revista PsiRelacional - Perspectivas Relacionais em Psicanálise

Doutoranda do Curso de Doutoramento em Psicologia Clínica no ISPA IU - temática de investigação centrada no uso dos videojogos (benefícios e riscos) e a sua dinâmica relacional/interpessoal online e offline bem como redes sociais associadas ao gaming, na construção de perfis psicológicos de jogadores de videojogos.

Unidade de Investigação APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion: https://appsyci.ispa.pt/catia-castro/

Licenciatura pré-bolonha (2000-2005) em Psicologia Clínica - ISPA IU (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Instituto Universitário).

Estudos Pós-Graduados da parte curricular do Mestrado em Psicologia Legal no ISPA-IU (2006-2009), pré-bolonha, com parceria com a Universidade de Rennes 2 - França (Prof. Doutor Loick M. Villerbu; Jean-Luc Viaux; Jacques-Philippe Leyens, Astrid Ambrosi, Claude Bouchard) e da Universidade Nova de Lisboa (Prof. Doutora Ana Prata); professores convidados: Prof Doutor João Fatela (ESTS/Paris); Prof Doutor Jorge Costa Santos (FMUL, INML-Lisboa)

Pós-graduação em Avaliação Psicológica Forense, ISPA IU

Pós-graduação em Avaliação Psicológica, ISPA IU

Especialização pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica Relacional em curso, PsiRelacional.

 

Disponível para

Escrita de artigos   |   Oradora (conferências)   |    Workshops/Formação   |    Entrevistas