Sobre mim,

IMG-2234_edited.jpg

Sou Cátia Castro, psicóloga clínica. A psicologia para mim é algo de passado, presente e futuro, uma paixão nas potencialidades humanas, naquilo que se pode criar e desenvolver.

Na psicologia considero a relação fundamental, através da escuta empática, do apoio, onde algo de novo se expande e desenvolve. Dando nome àquilo que se sente, atribuindo sentido e significado, através de uma compreensão articulada a dois, o meu objectivo é ajudar a pessoa repensar-se, reelaborando-se, no que de mais próximo é, do que pode ser, procurando gerir dificuldades internas, com vista ao seu bem estar e qualidade das suas relações.

Gosto de aprender e por isso procuro uma actualização constante de conhecimentos de psicologia e psicanálise relacional, através da formação contínua em cursos de formação, congressos e palestras, bem como a supervisão e, através de leituras.

Confesso que adoro livros, não resisto ir a uma livraria e que os vou aumentando em número nas minhas estantes, não só de psicologia e ciências, como de filosofia, literatura, poesia, ficção, entre outras áreas.

Desenvolvi o meu percurso profissional na área da psicologia clínica, especializei-me na área da psicologia legal/forense, tendo feito assessoria técnica aos tribunais, nas áreas cível, penal e tutelar educativo.

Em Consultório Privado tenho vindo a fazer as consultas de psicologia, avaliação psicológica e psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos.

A Psicoterapia Psicanalítica Relacional é a pedra basilar teórica da minha prática clínica.

Actualmente, no âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica, estou a fazer investigação na área da ciberpsicologia, mais precisamente na temática do uso dos videojogos.

Formação

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Membro efectivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia

Membro da PsiRelacional - Associação de Psicanálise Relacional

Membro da IARPP - The International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy

Membro da APA - American Psychology Association

Redactora da Revista PsiRelacional - Perspectivas Relacionais em Psicanálise

Doutoranda do Curso de Doutoramento em Psicologia Clínica no ISPA IU - temática de investigação centrada no uso dos videojogos e a sua dinâmica relacional

Colaboradora na Unidade de Investigação APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion: https://appsyci.ispa.pt/catia-castro/

Licenciatura pré-bolonha (2000-2005) em Psicologia Clínica - ISPA IU (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Instituto Universitário).

Estudos Pós-Graduados da parte curricular do Mestrado em Psicologia Legal no ISPA-IU (2006-2009), pré-bolonha, com parceria com a Universidade de Rennes 2 - França (Prof. Doutor Loick M. Villerbu; Jean-Luc Viaux; Jacques-Philippe Leyens, Astrid Ambrosi, Claude Bouchard) e da Universidade Nova de Lisboa (Prof. Doutora Ana Prata); professores convidados: Prof Doutor João Fatela (ESTS/Paris); Prof Doutor Jorge Costa Santos (FMUL, INML-Lisboa)

Pós-graduação em Avaliação Psicológica Forense, ISPA IU

Pós-graduação em Avaliação Psicológica, ISPA IU

Especialização pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica Relacional em curso, PsiRelacional.