Sentir-se
ansios@
"Acordo por vezes com uma sensação de aperto no peito, um peso que é difícil de descrever.
As preocupações invadem os meus pensamentos antes mesmo de o dia começar."
"São preocupações constantes, frequentemente sobre situações futuras, decisões a tomar ou possíveis desfechos negativos."
"Às vezes, sinto-me pres@ num ciclo de pensamentos ansiosos, que parecem incontroláveis, dominando o meu dia-a-dia."
"Tenho dificuldade em me concentrar, como se os meus pensamentos estivessem sempre noutro lugar."
"Muitas vezes, sinto-me irritad@,
a menor das coisas parece desencadear em mim um sentimento de desconforto
e irritação."
"O meu coração bate mais rápido, como se estivesse a preparar-se para
enfrentar um perigo invisível."
"A minha respiração torna-se mais rápida e superficial, levando a momentos de falta de ar. "
"O meus músculos parecem tensos, gerando dores nas costas, no pescoço ou dor de cabeça."
"Tenho dificuldade em adormecer ou permanecer adormecid@ durante a noite, os pensamentos ansiosos parecem intensificar-se à noite."
Estes são alguns dos sintomas da ansiedade, que são importantes de analisar em consulta de psicologia.
Se se identificar com estes sentimentos, a consulta de psicologia pode ajudar no seu bem-estar psicológico.
Agende a sua consulta aqui
Sentir-se
deprimid@
"Acordei e, como em muitos outros dias, parece que uma nuvem cinzenta me envolve."
"A sensação de tristeza e desespero parece constante,
uma companhia indesejada que se recusa a ir embora."
"Muitas vezes, aquilo que sinto são sentimentos tão intensos que chorar parece a única forma de expressá-los."
"Já não tenho interesse nas coisas de que costumava gostar. As actividades que antes me traziam alegria agora parecem vazias, quase como um esforço inútil."
"A minha concentração também parece afectada." "Às vezes, encontro-me perdido em pensamentos negativos, tornando difícil focar-me em tarefas diárias ou tomar decisões."
"Muitas vezes sinto-me cansad@, como se toda a minha energia tivesse sido drenada."
"O simples acto de sair da cama pela manhã pode parecer uma tarefa árdua."
"O mundo parece ter perdido a cor e o sabor. As pessoas, hobbies, trabalho... tudo parece sem graça e sem propósito."
"Parece que estou envolvido numa névoa mental que não consigo dissipar."
"O meu corpo parece pesado, como se estivesse a carregar um fardo invisível."
"O sono também se tornou num desafio. Algumas noites, deito-me na cama revirando-me, incapaz de adormecer, noutras, durmo mais do que o habitual e, mesmo assim, acordar ainda é uma batalha."
"Até mesmo a alimentação mudou. Alguns dias não tenho apetite, e em outros, parece que não consigo parar de comer."
"Ás vezes penso em desaparecer"
Estes são alguns dos sintomas de depressão, que são diferentes dos sentimentos de tristeza. Se se identificar com alguns destes sentimentos, saiba que há ajuda disponível.
A psicoterapia pode ser um recurso valioso para ajudar a encontrar um caminho de volta ao bem-estar psicológico.
Marque a sua consulta aqui
Sentir-se
absorvid@
"Encontro-me frequentemente absort@ no mundo dos videojogos. Parece que quando estou a jogar, posso escapar da realidade, esquecer os meus problemas e preocupações. No entanto, percebo que essa fuga tem tomado grande parte do meu tempo, até mais do que inicialmente pretendia."
"Jogo por horas a fio, às vezes até me esqueço de comer ou dormir. O tempo parece voar quando estou a jogar e, muitas vezes, só percebo quando o dia já se transformou em noite."
"Os meus amigos e família comentam que estou sempre ocupad@ a jogar, mas para mim, parece que é a única coisa que realmente me interessa no momento."
"Sinto uma necessidade crescente de jogar, como se nunca fosse suficiente. Mesmo quando não estou a jogar, estou constantemente a pensar no jogo, planeando a próxima jogada ou estratégia. Sinto uma ansiedade inquietante se não puder jogar quando quero, quase como uma compulsão."
"Percebo que essa situação tem causado problemas na minha vida. Tenho negligenciado as minhas responsabilidades, deixado de cumprir obrigações e compromissos. Sei que isso tem afectado as minhas relações pessoais, o meu desempenho na escola ou no trabalho, mas mesmo assim, não consigo parar ou diminuir o tempo que passo a jogar."
Estes são alguns dos sintomas comuns de uso problemático de videojogos.
Se se identificar com estes comportamentos, procure ajuda psicológica, que pode ser um primeiro passo importante para lidar com essa situação.
Marque a sua consulta:
Sentir-se
exaust@
"Acordar no meio da noite, olhar para o relógio e perceber que ainda faltam horas para o amanhecer tornou-se uma constante na minha vida."
"Mesmo quando consigo dormir, os meus sonhos são preenchidos por pesadelos vívidos e perturbadores que me deixam com ansiedade."
"Acordo sentindo-me como se não tivesse dormido nada. E quando o dia começa, arrasto-me de tarefa em tarefa, com a cabeça pesada e o corpo sem energia, sem a vitalidade de antes."
"Adormecer ou voltar a dormir tornou-se uma luta constante. A ansiedade de não dormir bem deixa-me ainda mais alerta. Eu deito e espero... espero pelo sono que parece fugir cada vez mais. O meu cérebro não para de pensar, e os pensamentos tornam-se cada vez mais rápidos e mais preocupantes."
O sono adequado é fundamental para a nossa saúde física e mental. Se está a ter dificuldades para adormecer, a acordar frequentemente durante a noite ou a sentir-se com exaustão durante o dia, procure ajuda profissional.
Marque a sua consulta:
Sentir-se
desconfortável
"Os espaços públicos deixam-me com inquietação. Não é apenas um sentimento de desconforto, é uma onda avassaladora de medo que me envolve sempre que tenho que interagir com os outros."
"Por vezes, antes mesmo de sair de casa, os sintomas começam: coração acelerado, mãos suadas, e uma sensação de náusea que me atinge como uma onda. Os pensamentos negativos inundam a minha mente. E se eu disser algo embaraçoso? E se eu corar, gaguejar ou começar a tremer? Como é que os outros vão reagir?"
"Estes medos paralisantes fazem-me evitar situações sociais sempre que posso. Prefiro perder uma reunião de trabalho ou uma festa de aniversário do que sentir a sensação de julgamento. Para mim, a simples ideia de ser o centro das atenções é sufocante."
"Até as interações quotidianas, como fazer compras ou falar ao telefone, podem ser muito stressantes. Penso sempre que estou a observad@ e avaliad@. Sinto um medo intenso de humilhação ou de cometer erros na frente dos outros. Este medo é tão forte que muitas vezes me leva a evitar completamente essas situações."
"Sei que a minha reação pode parecer exagerada para alguns, mas para mim, o medo é real e incontrolável. Isso interfere na minha vida diária, limita as minhas atividades e reduz a minha qualidade de vida. Sinto-me pres@ numa luta constante entre o desejo de conectar-me com os outros e o medo avassalador que essas situações me causam."
A ansiedade social caracteriza-se por um medo intenso e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, nas quais a pessoa está exposta à possível avaliação por parte de outros. Este medo pode ser tão avassalador que provoca evitamento das situações sociais ou um sofrimento intenso quando não é possível evitar. Caso esteja a ter este tipo de sintomatologia, marque consulta de psicologia.
Marque a sua consulta: