• Dra. Cátia Castro

Relatório de Avaliação Psicológica - o que é e para que serve?

É um meio de comunicação específico, que integra os resultados do processo de avaliação e eventuais recomendações consequentes das conclusões da avaliação.



​Para o Relatório de Avaliação Psicológica utilizam-se várias metodologias, entre as quais se destacam as provas de desenvolvimento, de inteligência, projectivas. É através da avaliação psicológica que se identificam dificuldades emocionais, de desenvolvimento, perturbações psíquicas. Ao aceder ao funcionamento psíquico da criança, adolescente, ou adulto, e após a sua análise, é possível fazer recomendações de intervenção.


Pode ser pedido por quem?

Por: Pais no caso de crianças/adolescentes, Cônjuges/filhos (pessoas idosas), Adultos (para si próprios); Médicos (pediatras, neurologistas, psiquiatras, outros); Juízes, Advogados; Professores; Director de Recursos Humanos; Assistentes Sociais, entre outros.

Pais / Professores

Crianças/Adolescentes com problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento socio-afectivo, bullying, entre outras problemáticas.

A orientação profissional, procura promover a consciência sobre a motivação, interesses profissionais, aptidões, valores e auto-conceito, através de técnicas e instrumentos de avaliação que permitem ajudar a decidir sobre o seu futuro profissional.

Médicos

No estudo de um caso clínico, para aferir sobre questões relativas à personalidade, ao funcionamento cognitivo ou emocional de um paciente, o médico poderá solicitar um Relatório de Avaliação Psicológica.

Juízes / Advogados

No âmbito de casos de natureza diversa, como por exemplo casos de regulação/alteração/inibição de responsabilidades parentais, nível de desenvolvimento da criança, regime de residência, regime de visitas a menores, abuso, maus tratos, negligência, dano psíquico, capacidade de testemunhar, perícia à personalidade, entre outros, consultoria técnica no âmbito da Psicologia Forense.


“Um Relatório de Avaliação Psicológica pode ser pedido por pais, professores, médicos, juízes e, pelo próprio.”

O seu agendamento pode ser feito através dos seguintes contactos: 933 828 512 | catiacastro.psicologia@gmail.com


Siga-me em

  • Instagram

© 2020 por CC Design. © Todos os direitos reservados.

BandeiraUK.png