Buscar
  • Dra. Cátia Castro

Psicanálise Relacional

Psicoterapia Psicanalítica Relacional - O que é? De onde vem? E para onde vai?




A psicanálise relacional é um modelo terapêutico, que tem em conta os autores clássicos da Psicanálise, mas acrescenta a riqueza teórico clínica de autores contemporâneos, dando primazia à relação com o outro, como transformadora no desenvolvimento humano.


Foram vários os psicanalistas que contribuíram para o desenvolvimento desta terapêutica, desde o fundador da Psicanálise Sigmund Freud, depois com Sandor Ferenczi, Melanie Klein, Ronald Fairbairn, Donald Winnicott, John Bolby, Harry Sullivan, Erich Fromm, Lewis Aron, Stephen Mitchell, Jessica Benhamin, Nancy McWilliams, Donna M. Orange, Robert Stolorow, Donnel Stern, entre muitos outros.


Na psicanálise relacional, dá-se ênfase aos contextos familiares, sociais, culturais, etc, da pessoa, no impacto que toda a dinâmica relacional tem no seu mundo interno e como vivencia a sua experiência.

A psicoterapia é um "trabalho a dois", em que a pessoa traz à sessão o que pretende ou sente que quer falar, e o psicoterapeuta ajuda a pensar, a ligar acontecimentos e emoções, clarificando, procurando dar maior coesão e liberdade interior.


O psicoterapeuta coloca ao serviço do seu cliente, a sua experiência, conhecimento, sensibilidade, com o objectivo do desenvolvimento deste, no respeito pela sua singularidade, subjectividade, ritmo e autonomia ligada à responsabilidade do seu próprio percurso. O tratamento é a oportunidade para que um processo individual de crescimento, se desenvolva naturalmente, num clima de segurança e honestidade. O psicoterapeuta através da sua intervenção dá voz à experiência afectiva do cliente, ajudando a fazer sentido a vida interior do mesmo.


A American Psychological Association (APA) em 2012 referiu que o principal factor numa psicoterapia de sucesso é a relação, e a qualidade desta, entre psicoterapeuta e cliente.


A relação psicoterapêutica oferece realidade e ressonância afectiva, sendo um espaço onde se pode ser honesto sem reservas.

Nas nossas relações habituais, não podemos dizer tudo, mas podemos dizer algumas coisas de várias maneiras, pois isso aproxima-nos mais das pessoas, caso contrário começamos a fazer "muros" distanciando-nos. A psicoterapia pode ser útil para tentar pensar, nas diferentes maneiras que podemos dizer o que sentimos, e como eventualmente serão recebidas pelas outras pessoas.

Os psicoterapeutas querem que os seus clientes fiquem melhores, que encontrem as suas "asas" avançando na sua vida, e então nessa altura, terminem a psicoterapia. As evidências mostram que quanto mais longa e mais frequente, melhores os resultados a pessoa terá, entre outros benefícios em relação à sua saúde no geral.


A psicoterapia psicanalítica tem uma base de evidência bem documentada, que demonstra eficácia em relação a outras psicoterapias (Barsness, R. E. 2018).


Demonstra capacidade de tratamento para variadíssimas problemáticas, incluindo as de natureza mais crónicas e graves, tendo maiores benefícios a longo prazo e mais duradouras em comparação com outras psicoterapias (Barsness, R. E. 2018).


Nenhuma modalidade terapêutica pode garantir providenciar soluções para todas as pessoas e situações, e diferentes tratamentos precisam de ser considerados para uma gestão mais efectiva de dificuldades, capacidades e necessidades individuais (Barsness, R. E. 2018).


A psicoterapia psicanalítica demonstra uma relevância científica e benefícios, que podem-se claramente diferenciar positivamente de outras formas de tratamento. O crescente reconhecimento do suporte científico da psicanálise, faz com que possua um lugar de destaque nas opções de tratamento no campo da saúde mental (Barsness, R. E. 2018).


Existem várias organizações representantes da Psicanálise Relacional, entre elas:

Psirelacional - https://psirelacional.pt/

IARPP - http://iarpp.net/who-we-are/


APA - https://www.apa.org/news/press/releases/2010/01/psychodynamic-therapy


Faça o agendamento da sua consulta para catiacastro.psicologia@gmail.com


Siga-me em

  • Instagram

© 2020 por CC Design. © Todos os direitos reservados.

BandeiraUK.png