top of page

Diferença entre Tristeza e Depressão



A tristeza e a depressão são estados emocionais que podem parecer semelhantes, mas apresentam diferenças importantes.


A diferença entre tristeza e depressão pode ser entendida da seguinte forma:

Tristeza:


A tristeza é uma emoção normal e universal que todos nós experimentamos em resposta a situações que são percebidas como desapontantes, frustrantes ou dolorosas.

A perda de um ente querido, o término de um relacionamento ou a falha num objectivo importante, por exemplo, são situações que podem desencadear sentimentos de tristeza. Geralmente, estes sentimentos tendem a diminuir com o tempo e são aliviados quando acontece algo positivo.

Depressão:


Por outro lado, a depressão, é um diagnóstico clínico que pode ter vários factores e tipos, que vai além da tristeza ou do "sentir-se em baixo".


É caracterizada por sentimentos de tristeza ou desespero que persistem pelo menos mais de duas semanas e que interferem significativamente nas actividades diárias da pessoa.


Além disso, a depressão é acompanhada por uma variedade de sintomas físicos e psicológicos, que podem incluir perda de interesse ou prazer em actividades que antes eram apreciadas, alterações no apetite ou no peso, dificuldade de concentração, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva, e por vezes com pensamentos de morte ou suicídio.

Em resumo, a principal diferença entre tristeza e depressão reside na duração e na intensidade dos sintomas, bem como no grau de impacto que esses sentimentos têm na capacidade do funcionamento no dia-a-dia.


Se você acha que pode estar deprimido, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental, através da consulta de psicologia.

Comments


bottom of page