Tanto o stress quanto a perturbação de ansiedade são respostas normais do corpo a situações de tensão ou perigo.
No entanto há diferenças significativas entre estas.
Então, qual a diferença entre stress e perturbação de ansiedade?
Stress:
O stress é uma resposta do corpo a uma ameaça ou uma exigência, seja ela real ou percebida. É uma reacção normal e saudável que ajuda a pessoa a lidar com situações desafiadoras, como falar em público, fazer um exame ou lidar com uma emergência.
Os sintomas do stress podem incluir tensão muscular, irritabilidade, dificuldade de concentração e problemas de sono, tendem a ser temporários e a desaparecer uma vez que a situação de stress tenha sido resolvida.
Perturbação de Ansiedade:
A perturbação de ansiedade, por outro lado, é um diagnóstico clínico caracterizada por sentimentos intensos, excessivos e persistentes de medo, preocupação ou ansiedade que são desproporcionais à situação real e interferem com as actividades diárias da pessoa.
Ao contrário do stress, a ansiedade pode persistir mesmo na ausência de uma ameaça ou desafio específico.
Os sintomas podem incluir inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e problemas de sono, podem ser tão intensos e duradouros que causam sofrimento significativo e prejudicam a capacidade da pessoa de funcionar no trabalho, na escola ou em outras áreas importantes da vida.
Embora o stress e a ansiedade sejam experiências comuns, é importante procurar ajuda profissional se os sintomas persistirem, causarem sofrimento significativo ou interferirem na sua vida diária.
Há muitas estratégias eficazes e tratamentos disponíveis para ajudar a gerir tanto o stress quanto a perturbação de ansiedade, sendo a psicoterapia um deles.
Comentários