Buscar
  • Dra. Cátia Castro

Covid - 19 É essencial ao bem-estar da criança, a resposta e atitude adequada dos pais e cuidadores

Decretada a pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, e por indicação da Direcção Geral da Saúde (DGS) uma das medidas de contenção é o isolamento social. Esta medida fez com que as escolas fossem encerradas, contudo não é uma situação equiparada a férias, pedindo-se às famílias que fiquem em casa.


O estar em casa em isolamento poderá ser desafiante para todos nós adultos e crianças, poderemos ter alguma ansiedade e medo em relação à nossa saúde e daqueles que nos são próximos, podemos ficar mais preocupados. As crianças neste período de tempo, podem exprimir esta ansiedade através de mais exigência de atenção, poderão ficar tristes ou irritadas, aqui o nosso papel como pais e cuidadores é dar-lhes apoio e conforto, dizendo-lhes que entendemos que estejam a sentir essas emoções e, que estamos lá para os ajudar.


Com as nossas crianças podemos explicar-lhes que, o vírus pressupõe que agora temos de ter mais cuidado no lavar as mãos, não estar com os colegas, que estamos todos juntos (mesmo à distância física de alguns) nesta "batalha", até nos podemos servir da analogia dos heróis dos desenhos animados preferidos da criança, para lhe explicarmos a importância que o(a) pequenino(a) "super-herói" pode ter no combate diário deste Covid-19, ficando disponível para responder às suas questões, esclarecendo medos e preocupações.


Em casa, manter as rotinas é importante e planear o dia também, os tempos de sono, de alimentação, tempos mínimos de estar em frente aos ecrãs, o tempo para brincar, de estudar, e ajudar nas rotinas da casa, são comportamentos saudáveis que promovem o bem-estar da criança e família.


Podemos por exemplo fazer alguns horários semelhantes aos da escola, em que a criança faça alguns exercícios escolares, cadernos de actividades próprios para a idade, reveja a matéria dada e ajude-a nas suas dúvidas.


Adequado à idade da criança, existem muitos materiais (inclusive dos seus heróis de desenhos animados preferidos) na internet que se podem imprimir para a criança colorir, papel e lápis/canetas para a criança desenhar e expressar a sua criatividade.

Dar asas à imaginação nas brincadeiras, e porque não, fazer um picnic em casa? Na varanda, ou quintal se tiver?


Ir à janela apanhar sol, pelo menos 10 minutos diários, fazer algum exercício, aproveitar para fazer também exercícios de relaxamento e de respiração, para ajudar na gestão da ansiedade. Correr, saltar, subir e descer escadas, dançar, promove a actividade física ao manter-se activo a si e à sua família.


Através da internet e telemóvel podemos estar em contacto e "visitar" virtualmente os avós, amigos, fazer festas de aniversário, evitando assim estar presencialmente com a população de risco, respeitando o isolamento e as normas de protecção e contenção.



Caso exista alguma suspeita de infecção por Covid-19, ligue para a linha SNS24 - 808 242424





Siga-me em

  • Instagram

© 2020 por CC Design. © Todos os direitos reservados.

BandeiraUK.png