top of page
Foto do escritorCátia Castro

Consulta de psicologia porquê?

Alguns motivos para o agendamento de consulta de psicologia.

Num momento das nossas vidas, podemos encontrar dificuldades, questionando-nos muitas vezes "não sei o que pensar" "o que está a acontecer?" "com quem posso partilhar?" "como posso lidar com isto?" "quando é que vai acabar?" "como posso mudar isto?" "quem me vai apoiar?"

Por vezes estas questões, são tarefas árduas e verdadeiras missões impossíveis de se fazer sozinho/a.


Procurar ajuda de um psicólogo é permitir um potencial de mudança em si, num ambiente único, onde tem um espaço para se pensar com ajuda, é estar num ambiente acolhedor onde os seus pensamentos, sentimentos e experiências podem ser explorados.


Quando falamos para alguém, organizamos o nosso pensamento e discurso para que seja compreendido pelo outro, ouvimo-nos falar, sentir o que dizemos, e temos o feedback do/a psicólogo/a que nos dá espaço para re-pensar, re-significar, re-elaborar, as nossas histórias de vida, o nosso presente, projectando para o futuro.


A intervenção psicológica torna possível identificar, usar e desenvolver os seus recursos internos, desfazendo nós do passado que afectam negativamente ao nível emocional e relacional o seu presente.


Pensar e sentir acompanhado, construindo significados, é permitir encontrar soluções para as dificuldades, é um espaço privilegiado de crescimento.


Os motivos de consulta podem ser vários:

- Quando procura lidar com mudanças de vida.

- Quando não consegue ter satisfação em actividades que antes lhe proporcionavam bem-estar, se sente intolerante, irritado com as pessoas à sua volta.

- Procurar superar dificuldades, sofrimento, luto, ansiedades.

- Expandir o seu autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e/ou profissional.

- Identificar o que faz sentido para si, ajudando a gerir incertezas e desenvolver resiliência emocional.

- Quando sente emoções mais complexas de descrever, que causam mal-estar e interferência na sua vida pessoal e/ou profissional.

- Ter um espaço de acolhimento, compreensão, confidencialidade, de conhecimento e potencialidades, pensando sobre si e sobre os outros.

- Uma ajuda empática, relacional, num feedback de conhecimento psicológico científico ao seu dispor.


Uma porta aberta para si, para o acolher e ouvir.


catiacastro.psicologia@gmail.com

Consulta presencial consultório no Edifício Amoreiras Square

e/ou Consulta Online por videochamada (skype, WhatsApp)

Comments


bottom of page