• Cátia Castro

Consulta de Crianças / Adolescentes



​Na Consulta do Adolescente, estas acontecem num espaço acolhedor, promotor do desenvolvimento do adolescente enquanto pessoa, numa fase complexa e intensa, repleta de desafios. Neste espaço, o adolescente tem a possibilidade de se poder expressar e fazer sentido às suas angústias, elaborar pensamentos e emoções, num clima positivo e de suporte, sem julgamentos e com confidencialidade, com vista ao seu bem-estar desenvolvimento geral e relacional saudável.


Na Consulta da Criança, o brincar e o jogo são vias para a comunicação e para o seu mundo interno, elaborando emoções, promovendo o seu desenvolvimento saudável.

Sendo a infância uma fase mágica e extraordinária de descobertas, a consulta para crianças é um espaço de desenvolvimento da linguagem das emoções, do relacionamento e de competências.


As primeiras consultas são com os pais e a criança ou adolescente, as seguintes consultas são só com a criança/adolescente para que haja uma observação clínica, depois marca-se consulta novamente com os pais e a criança/adolescente para se analisar em conjunto as possibilidades de psicoterapia.


Quando se concorda com a psicoterapia, dá-se início então às sessões de psicoterapia que têm uma regularidade e frequência estipulada de início, de acordo com a necessidade e especificidade de cada caso, sendo a frequência mínima de uma sessão semanal.


Na Consulta da Criança ou Adolescente é necessário, por Lei,

o consentimento informado de ambos os progenitores/ou representantes legais.

Consulte o parecer da Ordem dos Psicólogos Portugueses, seleccionando a imagem:


Para agendamento de consulta: T. 933 828 512 ; catiacastro.psicologia@gmail.com